Recuperar o GRUB2 no Ubuntu

Dias atrás atualizei o Windows em meu computador. Ele veio com o Vista e eu havia ganhado uma licença (eu não iria pagar por um Windows, na verdade nem uso) do Windows Seven. Como ele é mais leve, mais bonitinho e volta e meia eu preciso usar algum aplicativo que não roda no Wine... resolvi atualizar. Mas aí... como sempre acontece... perdi o GRUB. Mas dessa vez eu estava (e estou até o presente momento) usando o Ubuntu 9.10 com o GRUB2. =/
Restaurar o GRUB antigo era fácil... e eu até havia decorado como fazer. Mas no GRUB2 o negócio complica um pouquinho. Encontrei vários artigos sobre isso, mas... nenhum resolveu.
Até que por acaso eu abri o Gparted no liveCD do Ubuntu 9.10. E vi que o "flag" boot estava na partição do Windows (lógico, só ele era inicializado). Então pensei: E se eu mudar o boot para a partição do Ubuntu? ... Não deu outra... Funcionou!!! Perfeitamente!!!

Mini tutorial (caso seja o seu caso):

  1. Carregue o liveCD do Ubuntu 9.10
  2. Abra o Gparted (Sistema > Administração > Gparted)
  3. Clique com o botão direito na partição em que o Ubuntu está e selecione "Gerenciar Flags".
  4. Escolha "boot"
  5. Pronto! Reinicie e seja feliz!

Nenhum comentário: